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Estatísticas


As estatísticas são alguns aspectos das batalhas nos Games, esses aspectos são: HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense, Speed, Accuracy e Evasion. Esses aspectos são classificações que variam para cada Pokémon e são medidos numericamente, através de outros aspectos como o Base Stats e os EV, que são mecanicas usadas nos jogos para descobrir o nível de seu Pokémon, o poder de ataque que ele poderá usar, a resistência da defesa, a velocidade dele, a mira que ele terá em acertar um golpe e a capacidade de evasiva que ele poderá dar de um ataque.

HP
Hit Points, ou simplesmente HP, é a  energia de um Pokémon. Ele indica qual é a força que seu Pokémon ainda tem dependendo da quantidade de danos que recebeu.  Você pode restaurar sua energia quando quiser usando algum Item como a Potion ou uma Berry, até alguns movimentos podem restaurar seu HP, como o Recover por exemplo, porém você não pode restaura-lo se seu HP chegar a 0, que é o momento que você perde a batalha, a não ser que tenha outro Pokémon na equipe. Há uma barra que fica visível durante toda a batalha, e ela indica quanto de HP seu Pokémon ainda tem, como na imagem ao lado.

Attack
Como o nome já diz, é o poder de ataque que um Pokémon tem. Ao contrário do HP, esse poder não é rebaixado quando você recebe um dano físico ou psíquico, mas existem ataques específicos que reduzem os Pontos de ataque do oponente, e dificilmente esses movimentos causam danos ao HP. Os pontos de ataque só servem para golpes que são dados fisicamente, ou seja, aqueles golpes em que um Pokémon toca no outro, como uma investida ou arranhão.

Defense
O poder de defesa é a capacidade de resistência de golpes de ataque, como dito anteriormente, são os golpes que o oponente toca no outro. Por mais alta que esteja sua defesa, ela não servirá para nada contra ataques especiais, como Lança-chamas e Choque do Trovão, já que esses golpes não é necessário tocar no oponente. Assim como há movimentos que enfraquecem o ataque, também há movimentos que enfraquecem a defesa, como os de ataque, não causam danos ao HP

Special Attack


O Ataque especial determina o poder de um movimento que não toca no oponente, movimentos como Raio de Gelo e Hiper Raio são um exemplo disso. Para ataques desse tipo, a defesa é inútil, já que ela só é capaz de defender movimentos cujo o movimento físico.


Special Defense
É o que determina a defesa dos ataques especiais, note também que essa defesa não ajuda em nada caso o golpe seja físico. Durante a 2ª Geração, a Defesa Especial e os Ataques especiais eram a mesma coisa, e na 1ª Geração isso não existia, por isso, movimentos como a Fúria do Dragão era considerada um Ataque, mesmo o oponente não tocando no outro. A média de pontos de Defesa especial é 69 pt, tornando Shuckle o pokémon com a maior Def. Especial: 230 pontos

Speed
A velocidade é muito importante na batalha, ela indica quem fará o primeiro golpe. Se seu Pokémon tiver uma velocidade maior do que a de seu oponente, então você começará a batalha e atacará primeiro em alguns turnos. Há golpes de diminuem bastante a velocidade, estados como a paralisia e queimadura diminuem a velocidade, fazendo com que o oponente ataque primeiro, porém nem sempre, pois talvez seus pontos não tenham caído à ponto de chegar a ser inferior ao do adversário.

Accuracy
A precisão ou mira, não é bem uma estatística, já que não faz parte do “Base stats”. Ela determina a porcentagem que um Pokémon tem de acertar um ataque. No inicio da batalha, ambos os Pokémon começam com 100% de acerto, mas alguns movimentos não possuem a mesma quantia de acerto, fazendo você errar. Além disso, há moves que pioram a mira, o Ataque de areia é um desses, porém movimentos como Ataque aéreo é impossível de errar o alvo (Mesmo que já tenha errado varias vezes no anime), independente dos pontos de precisão do jogador.

Evasion ou Evasiveness
É o contrário da mira, se a mira é a porcentágem de acertar um ataque, a evasiva é a porcentagem de errar um ataque. Assim como a mira, ela inicia a batalha com 100% de erro (me pergunto “como?”), mas dependendo do movimento que foi acertado, esse número pode aumentar como abaixar. Na 1ª Geração, a evasiva era chamada de “evade”.
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